07 outubro 2008

Sai no Diário do Comércio/SP

Começa a 10 ª Fenaostra em Florianópolis
A segunda maior festa da cidade deve atrair turistas e maricultores de diversas regiões.
Erika Corrêa - 6/10/2008 - 20:25
Em sua décima edição, a Fenaostra deve atrair mais de 100 mil pessoas.
Maior produtora de ostras do Brasil, responsável por 95% da produção nacional, Florianópolis é palco, a partir desta terça-feira (7) de uma das maiores e mais agitadas festas da Ilha, a Fenaostra, que chega a sua décima edição.
(...)
Outra grande atração é o pavilhão especial que abrigará a exposição sobre o escritor e aviador francês Antoine Saint Exupéry, autor do livro O Pequeno Príncipe. A mostra contará sua passagem pela Ilha de Santa Catarina.
Uma história mágica
Para quem não sabe, o piloto-escritor francês, funcionário da então Aéropostale, companhia de correio aéreo francesa na ida década de 1920, fazia escalas no
Divulgação
Exposição contará a passagem do escritor e aviador francês Antoine Saint Exupéry, autor do livro O Pequeno Príncipe, na Ilha de Florianópolis.
Campeche, onde ficavam o aeródromo e a chamada “popote”, casa em que os pilotos pernoitavam e faziam as refeições. De suas passagens, lembrou-se por toda vida o pescador ilhéu Manuel Rafael Inácio, o seu Deca, com quem fez amizade.
Seu Deca levava ao piloto-escritor caldo de peixe, caminhava com ele pelas dunas do Campeche e pescava. Mas não conseguia pronunciar seu difícil nome estrangeiro, daí tratá-lo por “Zeperri”.
Apenas em Florianópolis Saint-Exupéry ficou conhecido com essa alcunha. A exposição da Fenaostra tem o título do projeto que lança: “De Saint-Exupéry a Zeperri”. Trata-se do restauro do antigo casarão dos pilotos, a realizar-se em 2009 pela Prefeitura de Florianópolis com o patrocínio da Tractebel Energia e de um filme documentário que resgatará a história da amizade de seu Deca com o piloto francês.
Já chancelado como “Ano da França no Brasil” e com aprovação na Lei Rouanet para o filme, o projeto foi prontamente acolhido pela Prefeitura desde sua apresentação na Câmara dos Vereadores em 06 de maio de 2008. Ambas as realizações têm o apoio da Air France e da Le Monde Citroën e contam com o aval da família herdeira de Saint-Exupéry.
Sob a curadoria de Mônica Cristina Corrêa, doutora em Língua e Literatura Francesa pela USP, a exposição da Fenaostra se baseia, entre outros, em material oferecido por Getúlio Manuel Inácio, filho de Seu Deca, a quem se deve a memória da amizade de seu pai com Saint-Exupéry na Ilha de Santa Catarina. A arte e produção são do jornalista e fotógrafo Victor Carlson, da Lagoa Editora. A iniciativa é do IGEOF – Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial